Helena Martins Gomes (1921-1971)
Portuguese Mathematician and Nun.

 

Helena Martins Gomes nasceu a 17 de setembro de 1921 em Espinho, na Avenida Augusto Gomes. Seu pai, Augusto Gomes Júnior, de 31 anos era industrial e sua mãe, Alzira Martins Gomes, era doméstica. 

Helena Gomes era religiosa Doroteia, razão pela qual era tratada e conhecida por Sor Gomes. Foi a primeira religiosa (desde 1851) a licenciar-se em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra. Isenta de propinas, foi uma aluna distinta, pelo menos na cadeira de Mecânica Racional (16 valores), tendo-se licenciado com 13 valores no ano letivo 1949/50, juntamente com outras 16 mulheres e três homens. (cf. Anuário de 1949/1950, p. 222 e seguintes). 

Faleceu de forma inesperada e fulminante em 29 de abril de 1971, com 49 anos.

 

References

  • NUNES, João Luís da Costa,  As primeiras mulheres Matemáticas na Universidade de Coimbra (licenciadas, assistentes e doutoras) (1891-1986). 

Notes

Trabalho de investigação iniciado em 2011 por João Luís da Costa Nunes, licenciado e mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra (UC), professor no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria - Cantanhede. Os dados foram recolhidos nos Anuários da  UC, em livros de actas referentes a informações de conclusão de Curso, depositados no Arquivo ou nos Serviços Académicos da UC. Foram ainda consultadas certidões de nascimento e fichas individuais de algumas alunas e efectuadas algumas entrevistas às próprias ou a familiares. Todas as informações apresentadas são as que constam dos documentos consultados e que foi possível encontrar.

Acknowledgments

Photo courtesy Congregação das Doroteias.


CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Mathematics »Mathematics
Helena Martins Gomes (1921-1971)
+Comments (0)
+Citations (0)