Helena Simões dos Reis (1900-?)
Portuguese Mathematician.

Helena Simões dos Reis, natural de Namibe (antigo Moçâmedes, Angola), nasceu a 15 de Julho de 1900. Segundo a sua certidão de nascimento era filha ilegítima de Francisco Simões dos Reis, bacharel em Direito, mas que declarou ser seu pai. Foi a primeira mulher a licenciar-se em Matemática na Universidade de Coimbra em 1922/1923, com onze valores (cf. “Livro de Informações de Bacharelatos da Faculdade de Ciências 1914 a 19..”, Serviços Académicos da UC). Neste ano foram finalistas do curso de Matemática doze homens e duas mulheres. 

 

 References

  • NUNES, João Luís da Costa,  As primeiras mulheres Matemáticas na Universidade de Coimbra (licenciadas, assistentes e doutoras) (1891-1986). 

Notes

Trabalho de investigação iniciado em 2011 por João Luís da Costa Nunes, licenciado e mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra (UC), professor no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria - Cantanhede. Os dados foram recolhidos nos Anuários da  UC, em livros de actas referentes a informações de conclusão de Curso, depositados no Arquivo ou nos Serviços Académicos da UC. Foram ainda consultadas certidões de nascimento e fichas individuais de algumas alunas e efectuadas algumas entrevistas às próprias ou a familiares. Todas as informações apresentadas são as que constam dos documentos consultados e que foi possível encontrar.

CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Mathematics »Mathematics
Helena Simões dos Reis (1900-?)
+Comments (0)
+Citations (0)