Maria Madalena Álvares Cabral de Figueiredo (1944-2012)
Portuguese Designer.
 

Maria Figueiredo nasceu em Lisboa a 30 de Março de 1944. Frequentou o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, onde foi aluna de Sá Nogueira, Fernando Conduto, Manuel Tainha, Daciano da Costa, Sena da Silva e José Augusto França. Formou-se em em Design pela Scuola Politecnica di Design Novara, Itália, com Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Portugal, fez estágio com Daciano Costa na fábrica de calçado Hélio e trabalhou em Design de equipamento com o arquiteto Manuel Tainha e o Arq. Sena da Silva.

Foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Designers em 1976 (com o n.º 9), onde sempre pertenceu aos corpos gerentes durante quase 34 anos. Foi também uma das responsáveis pelo Concurso Jovem Designer que desenvolveu e coordenou através do ICEP, entre 1986 e 2000. Várias destas edições tiveram lugar no Cencal. Este concurso tinha como grande objetivo promover o design e os jovens estudantes das Escolas Superiores de Design.

Maria Figueiredo foi uma das primeiras Designers em Portugal e também uma pioneira na divulgação do Design Português nos mercados internacionais. 

Morreu aos 68 anos, a 21 de Novembro de 2012.

 

References

CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Portuguese Women Pioneers »Portuguese Women Pioneers
Maria Madalena Álvares Cabral de Figueiredo (1944-2012)
+Comments (0)
+Citations (0)