Maria do Pilar Ribeiro (1911-2011)
Portuguese Mathematician.

Pilar Ribeiro was born on 5th october 1911. She was the founder of the Portuguese Mathematics Society and  the magazine "Gazeta de Matemática". 

She was the founder of the Portuguese Mathematics Society(first member) and the maths magazine Gazeta de Matemática. Dies in Cascais in march 29 2011, a few months before celebrating her 100th anniversary.

 *****

Pilar Ribeiro nasceu em Lisboa, a 5 de Outubro de 1911. Foi fundadora da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de que será a sócia n.º 1 e também da Gazeta de Matemática (1939). Frequentou o liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. Numa época em que não era vulgar as mulheres tirarem um curso, licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, no ano de 1933. Na mesma época, casou-se com o matemático Hugo Ribeiro, que conhecera durante o curso.

Após um estágio no liceu Pedro Nunes, lecionou a disciplina de Matemática no Liceu Camões. No mesmo período, frequentava o Seminário de Análise Geral, organizado por António Aniceto Monteiro.

Na primeira direção da SPM, que atuou no biénio 1941/1942, exercia o cargo de 1.º Secretário. Voltou a exercer esse mesmo cargo na gestão de 1946/1947, quando Hugo Baptista Ribeiro era Secretário-Geral. Durante a primeira fase da Sociedade, esteve sempre ativa, e mesmo no exterior produziu textos para a Gazeta de Matemática sobre o "Ensino da Matemática na Suíça". Teve um importante papel na preservação e divulgação da história das matemáticas nos anos 40. Grande parte da documentação sobre essa época que existe e circula deve-se a ela.

Entre 1942 e 1946, acompanhou o marido a Zurique, onde este fez o doutoramento. Pilar Ribeiro frequentou então vários cursos de especialização em Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurique. Quando Hugo Ribeiro (falecido em 1988) deixou de receber a bolsa a que tinha direito, por determinação do Instituto de Alta Cultura, passou a sustentar a casa para que ele pudesse concluir o doutoramento.

 

Pilar e Hugo Ribeiro (e outros) a caminho de Bâle (Basileia) em Maio de 1945.

 

Em 1947, após os expurgos dos matemáticos em Portugal, o casal partiu para os Estados Unidos da América. Pilar Ribeiro foi então instrutora de Matemática na Pennsylvania State University.

Após o 25 de abril, o casal regressou a Portugal. De 1976 a 1980, Pilar Ribeiro foi professora na Universidade do Porto e na Escola Biomédica Abel Salazar.

Junto com José da Silva Paulo, foi responsável pela tradução para o português do livro de Hilbert "Fundamentos da Geometria", publicado em 1951 e reeditado em 2003 (pela Grádiva).

Pilar Ribeiro era uma mulher multifacetada. Ainda nos anos 30, pertenceu à Associação Feminina Portuguesa para a Paz, movimento que lutava pela emancipação da mulher, do qual também fez parte Maria Lamas.

Morre em Alcabideche, poucos meses antes de celebrar o centenário do seu nascimento, no dia 29 de Março de 2011. 

 

 

 

References:

CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Mathematics »Mathematics
Maria do Pilar Ribeiro (1911-2011)
+Comments (0)
+Citations (0)