Maria Leite da Silva Tavares Paes Moreira (1857-1941)
Portuguese Physician.

Maria Leite Moreira era filha do farmacêutico Manuel José Pais Moreira e de D. Emília da Silva Tavares. Tinha mais três irmãos, o padre José Augusto Pais Moreira, o padre Agostinho José Pais Moreira e o farmacêutico Vitorino Pais Moreira.

Maria Leite Moreira foi a primeira aluna a matricular-se na Academia Politécnica do Porto em 1884. Tinha 27 anos e era a única mulher entre os 206 matriculados. Mas o seu nome não consta da lista alfabética. O tipógrafo não acreditou tratar-se de uma mulher e escreveu Mário em vez de Maria.

Em 1892 defendeu a sua tese na Escola Médico-Cirúrgica do Porto tendo como tema a higiene da gravidez e do parto. Foi médica da rainha D. Amélia, e crê-se que devido a trabalhos prestados esta lhe ofereceu, numa atitude de gratidão e generosidade, um relógio de peito em ouro, ainda conservado pela família Pais Moreira.

Maria Leite Moreira passou toda a sua vida profissional na cidade do Porto e no final da mesma regressou às origens, à freguesia de Canedo, onde instituiu um "Salão Cultural" que arremedava o Salão Literário de Maria Amália Vaz de Carvalho em Lisboa por onde passavam as sumidades literárias e políticas do tempo.

 

References:

CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Medicine »Medicine
Maria Leite da Silva Tavares Paes Moreira (1857-1941)
+Comments (0)
+Citations (0)