Amélia Cardia (1855-1938)
Portuguese Physician and Writer.

 

 

One of the first Portuguese female physicians (1891). 

She studied in Escola Politécnica and Escola Médico-Cirúrgica, both in Lisbon. Amélia worked with Câmara Pestana and Moreira Júnior. As a student she was praised by the Hospital Board. Her PhD thesis was about the Yellow Fever disease. She visited hospitals abroad in order to be updated with the most modern equipments. She created a health center, which she directed for almost a decade. In her medical office she attended women, pro bono, every saturday. She was a member of the National League against TB, and of the Guild of the Medical Sciences. She struggled for an easier access of women to Medical Schools.

 *****

Uma das primeiras médicas portuguesas e escritora. Em 12 de Outubro de 1883 matriculou-se na Escola Politécnica, na classe de aluno ordinário e, até Julho de 1887, frequentou e obteve aprovação em cinco disciplinas. Conseguiu matricular-se depois na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em Outubro de 1886. Aí foi aprovada em 12 disciplinas e terminou o curso a 20 de Julho de 1891, em "Acto Grande", com a defesa da dissertação "A Febre Hystérica". Tinha então 36 anos de idade.

 

Um jornal da época faz referência ao facto em tom jocoso, demonstrando bem a forma de pensar da sociedade daquela altura e a forma como eram vistas as mulheres que lutavam pela igualdade de género. Na legenda da rúbrica "Homens da Semana" pode ler-se: "Figura, no reino das mulheres mais uma clinica, a primeira facultativa portugueza: D. Amelia Cardia, que agora deffendeu these na Escola Medica, e se acha habilitada, legalmente, para remediar os que soffrem. Muita clientela - é o que desejamos a V. Ex.ª, doutora..."

 

Amélia Cardia iria trabalhar com Câmara Pestana e Moreira Júnior. Enquanto aluna mereceu louvores da direcção do Hospital. Visitou hospitais no estrangeiro para estar a par dos mais recentes equipamentos. Fundou uma Casa de Saúde em 1908, na Estrela, instituição considerada modelar e que dirigiu durante quase uma década. No seu consultório atendia gratuitamente mulheres ao sábado. Fez parte da Liga Nacional Contra a Tuberculose e da Associação das Ciências Médicas, pugnando pelo mais fácil acesso das mulheres à Medicina. 

Mais tarde, abandonou a prática da Medicina e dedicou-se a estudos filosóficos e espiritas. Publicou contos, romances (Visionário, Pecadora, Alforria e Na Atmosfera da Terra), dirigiu O Mensageiro Espirita e colaborou em diversos jornais e revistas (Ilustração Portuguesa, Século, Diário de Notícias, etc.). Foi membro da Associação das Ciências Médicas e da Federação Espirita Portuguesa.

 

References: 

 

CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Medicine »Medicine
Amélia Cardia (1855-1938)
Portuguese Women Pioneers »Portuguese Women Pioneers
+Comments (0)
+Citations (0)