Sara Barchilon Benoliel (1898-1970)
Portuguese Physician.

 

Sara Benoliel´s name was attributed to a street in Moscavide, near Lisbon.


Sara Barchilon Benoliel nasceu em 1898 em Manaus, no Brasil, de pais originários de Marrocos. Aos sete anos de idade contraiu poliomielite, da qual nunca recuperou completamente. Este facto foi determinante na escolha da sua profissão de médica pediatra.

Ainda jovem veio para Portugal, onde se licenciou na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1925. No ano seguinte doutorou-se com uma tese sobre a meningite tuberculosa. Em 1928 naturalizou-se portuguesa. Entretanto, fez cursos de aperfeiçoamento na área da pediatria na Alemanha, Áustria e França.

Foi a primeira médica pediatra em Portugal, tendo tido um papel importante no desenvolvimento da pediatria no nosso país. Em 1925, ainda estudante, criou um jardim-escola para as crianças doentes no Hospital D. Estefânia. Em 1930, organizou o Dispensário do Tribunal da Infância com cursos de puericultura gratuitos para as mães e alunas das escolas, e um ano depois fundou o Auxílio Maternal do Pessoal Feminino dos Hospitais Civis, sendo Directora da creche modelar instalada no Hospital dos Capuchos. Em 1935, depois de oito anos como assistente de Jaime Salazar de Sousa, foi encarregada da consulta de latentes da Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo igualmente médica dos Jardins-Escolas de João de Deus e da Beneficência de São Mamede. No final dos anos 50 concorreu e foi admitida como médica pediatra das Caixas de Previdência, onde serviu até ao fim da vida.

Publicou numerosos trabalhos na área da puericultura e pediatria, combatendo sempre os preconceitos e o imenso atraso de Portugal neste domínio. Foi também uma das primeiras mulheres do seu tempo a guiar carro, causando um certo escândalo.

Foi ainda ativista da Hehaber, organização sionista da juventude israelita, que teve durante a II Guerra Mundial um papel relevante de apoio aos refugiados de Hitler. Sara Benoliel faleceu em 1970 e está enterrada no Cemitério Israelita.
O seu nome foi dado a uma rua em Moscavide.

References:

  • Sara Barchilon Benoliel, Dicionário do Judaísmo Português, Editorial Presença. 
  • Toponímia de Lisboa, Rua Sara Benoliel.
CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Medicine »Medicine
Sara Barchilon Benoliel (1898-1970)
+Comments (0)
+Citations (0)