Maria Judite de Carvalho (1921-1998)
Portuguese Writer.
 

"Vivia como espectadora, sempre céptica e desencantada... Uma dor funda sempre a acompanhou, tendo atingido os limites do sofrimento, nos últimos anos da sua vida..." 
 
Urbano Tavares Rodrigues
 
 
Maria Judite de Carvalho nasceu em Lisboa a 18 de Setembro de 1921. Os seus pais viviam na Bélgica, razão pela qual foi criada e educada, desde os três meses de idade, por tias paternas. A sua educação decorreu num ambiente austero e de extrema contenção. Aos quatro anos morreu-lhe uma das tias, aos oito a mãe, que mal conheceu, e pouco depois o meio irmão, pelo lado materno. Com dez anos, foi a vez de uma outra tia e, aos quinze anos, o pai foi dado como desaparecido. Frequentou o Colégio Feminino Francês e concluiu o ensino secundário no Liceu Maria Amália. Matriculou-se em Filologia Germânica.
Em 1944, conheceu Urbano Tavares Rodrigues, com quem casou em 1949. Pouco tempo depois, por razões profissionais do marido, foram para França, onde viveram em Montpellier e em Paris. Em 1950 veio a Lisboa ter a sua única filha, Isabel Fraga, a qual deixou ao cuidado dos avós paternos.  Isabel Fraga viria a tornar-se poetisa, contista, novelista, romancista e tradutora – conhecida pela tradução de Harry Potter.

Quando regressou a Portugal, trabalhou na revista Eva, primeiro enquanto secretária, depois como redactora e chefe de redacção, até 1974, altura em que a revista faliu. Entre 1968 e 1986, altura em que se reformou, foi também redactora do Diário de Lisboa.

 
 
 

«Detesto as boas donas de casa. Se são pobres, esfalfam-se a trabalhar, se são remediadas ou ricas arranjam uma ou mais pessoas para se esfalfarem em seu lugar. De qualquer dos modos são escravas do trabalho ou então da vigilância com outras escravas às suas ordens. A vida a correr lá fora, os maridos e os filhos a correrem com a vida, metidos nela, e as donas de casa a esfregar, a limpar, a dar brilho aos metais. Ou a ver as outras a fazê-lo. Olhe que o pó não está bem limpo. Olhe que a torneira não está bem areada. Isto não pode continuar assim, isto tem de acabar, olá se tem! O que a vida já correu e elas sem a verem. Sem darem por nada. Ficaram sozinhas e não se dão conta. O marido morreu sem nunca ali ter estado, os filhos fugiram para se casar com outras donas de casa que estavam escondidas dentro de raparigas bonitas, alegres e apaixonadas.» 

Maria Judite de Carvalho in Tanta Gente, Mariana, Ulisseia, p. 57 

 

A obra de Maria Judite de Carvalho incide predominantemente sobre casos humanos de solidão feminina, os quais reflectem um quotidiano social e um registo sentidamente amargo, muitas vezes temperado pela ironia ou pela mordacidade.  

A 10 de Junho de 1992 foi agraciada com o grau Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi distinguida com vários prémios, dos quais se salientam o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (1995), com a obra Seta Despedida, o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora (1998).

Maria Judite de Carvalho morreu em Lisboa em 1998.

 
References:
 
CONTEXT(Help)
-
Portuguese Women Scientists: Historical Overview »Portuguese Women Scientists: Historical Overview
Portuguese Women Humanists »Portuguese Women Humanists
Literature »Literature
Maria Judite de Carvalho (1921-1998)
+Comments (0)
+Citations (0)