âProcuro pintar algo dos espaços, dos ritmos, dos movimentos das coisasâ .
Maria Vieira da Silva nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1908. Filha do embaixador Marcos Vieira da Silva, ficou ĂłrfĂŁ de pai aos trĂȘs anos, tendo sido educada pela mĂŁe em casa do avĂŽ materno, director do jornal O SĂ©culo.
Vieira da Silva na sua casa-atelier do Boulevard Saint-Jacques, Paris.
Auto retrato (1921).
O quarto cinzento (1950).
Em 1975 realiza dois cartazes comemorativos do 25 de Abril, a pedido da sua amiga Sofia de Mello Breyner.
Ălvaro de Morais, em 1978, realiza o filme Ma femme chamada bicho, o qual retrata a vida de Maria Helena Vieira da Silva e do seu marido Arpad Szenes.
Ma femme chamada bicho [1h15m].
Em 1980, no dia em que faz 80 anos, o Presidente da RepĂșblica MĂĄrio Soares condecora-a com a GrĂŁ-Cruz da Liberdade.
A figura de Vieira da Silva foi homenageada diversas vezes através de emissÔes filatélicas.
Na estação de metro da Cidade UniversitĂĄria, em Lisboa, inaugurada em 1988, podemos encontrar o painel âLe MĂ©troâ. Este painel constitui o elemento central de toda a intervenção plĂĄstica desta estação, Ă© uma transposição para azulejo, por Manuel Cargaleiro, de um guache de Vieira da Silva datado de 1940 inicialmente denominado âAbrigo Anti-AĂ©reoâ. A obra representa um aglomerado de pessoas que se refugiaram no metropolitano de Paris para escapar aos bombardeamentos. TambĂ©m na estação do Rato, inaugurada em 1997, podemos encontrar nos topos da nave da estação os painĂ©is que reproduzem âVille en Extensionâ, uma obra de Vieira da Silva datada de 1970 e âBanquetâ, um trabalho de Arpad SzĂšnĂ©s realizado em 1948. Estes painĂ©is foram transpostos para azulejo por Manuel Cargaleiro. Mais recentemente, na estação do Aeroporto, inaugurada em 2012, podemos encontrar o cartoon de Vieira da Silva e mais outras 52 personalidades portuguesas, da autoria do cartoonista AntĂłnio. Estas figuras foram produzidas em pedra branca Thassos da GrĂ©cia e negra da BĂ©lgica. Todas as peças que compĂ”em as figuras foram recortadas a jacto de ĂĄgua, constituindo cada uma delas uma peça de um puzzle.
Vieira da Silva morreu em Paris, a 6 de Março de 1992.
Em 2013, A UniĂŁo AstronĂłmica Internacional atribuiu o seu nome a uma cratera do planeta Marte.
References